A preservação de rios, por muito tempo, foi assunto restrito a círculos de cientistas ou ecologistas. Atualmente, com a urgência da questão ambiental, a manutenção e limpeza de córregos é assunto que permeia o dia-a-dia de toda a população. Tanto é que foi criado o “Dia Estadual de Limpeza de Rios”.
Na manhã de hoje, Zaff participou da ação simbólica. A terceira edição do evento teve como objetivo conscientizar a sociedade para a urgência da preservação dos mananciais hídricos. “A data marca o reforço na mobilização da população niteroiense em torno da recuperação e da preservação dos rios, entretanto, temos a obrigação de transformar um simbolismo em atitudes que durem todos os dias”, frisou ele.
Zaff explicou que a ação se concentrou em dois pontos da cidade: os rios João Mendes, na Região Oceânica, e o Calimbá, no Jardim Icaraí. Mais de duzentas pessoas uniram esforços para retirar a maior quantidade possível de lixo dos dois córregos. O saldo da grande faxina foram seis caminhões abarrotados de materiais como latão,madeira, pneus ,muito plástico e , para espanto de todos, um colchão de casal.