Propostas para modernizar transportes em Niterói

Propostas para modernizar transportes em NiteróiO vereador José Antonio Fernandez – ZAFF (PDT) encerrou o ano de 2007 como começou: trabalhando por um trânsito moderno e humanizado para Niterói, que visa acabar com o enorme gargalo que praticamente paralisou a cidade nos últimos anos.
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ZAFF promoveu várias audiências públicas. Numa delas, se posicionou contra o projeto “Trânsito Livre”, que só trouxe prejuízos à cidade e ao Bairro de Fátima. Em outra, criticou e se opôs a construção de garagem subterrânea na Praça Getúlio Vargas e na Praça da República, alegando que isso iria estimular mais ainda o niteroiense a colocar seus carros nas ruas. Por fim ZAFF, acatando pedido dos moradores do Fonseca, entrou com denúncia no Ministério Público contra a construção do “Corredor Viário na Alameda São Boaventura”, projeto este inconsistente e sem uma garantia que trará benefícios para a zona norte de Niterói. A ação no MP foi acompanhada de quase três mil assinaturas.

Mas ZAFF não só faz críticas aos projetos, segundo ele paliativos, para o trânsito de Niterói. Em dezembro de 2007, o vereador do PDT enviou duas emendas aditivas ao projeto de lei do Executivo para o Orçamento de 2008.

Na primeira emenda aditiva, ZAFF pediu para adicionar ao orçamento da Secretaria de Serviços Públicos, Trânsito e Transportes, um estudo do projeto de Transporte Aquaviário ligando Charitas à Estação das Barcas, no Centro, e até mesmo Niterói a São Gonçalo, após a construção da estação das Barcas naquele município. Tal estudo, sugere ZAFF, teria dotação orçamentária fixada em R$ 100.000,00 (Cem mil reais).

Na outra emenda aditiva ao Orçamento, ZAFF também pediu para adicionar ao orçamento da Secretaria de Serviços Públicos, Trânsito e Transportes, um estudo do projeto de Transportes através do VLT (Veículos Leves sobre Trilhos), a fim de viabilizar com agilidade e conforto a ligação a Região de Pendotiba e o Centro de Niterói, e vice-versa, com estações iniciais de embarque em Maria Paula e Badu, na Região de Pendotiba, e Terminal Rodoviário João Goulart, no Centro de Niterói. Para este estudo, ZAFF também sugeriu uma dotação orçamentária de R$ 100.000,00 (Cem mil reais).