Moradores do Centro contra o viaduto

Moradores do Centro contra o viadutoAté esta sexta-feira (dia 11/04) o vereador Zaff (PDT) colheu três mil assinaturas contra o projeto Nit-Ponte, da Prefeitura, que prevê a construção de um viaduto na Rua Marquês de Paraná.
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O legislador pretende entregar o abaixo-assinado na próxima semana ao Ministério Público como denúncia.
Esta semana, Zaff se encontrou diversas vezes com moradores e comerciantes locais, em reuniões no Edifício Lisboa (nº 191 da rua Marquês de Paraná). Ele afirma que foi motivado a participar do movimento por considerar anti-democrática a forma com que a prefeitura impõe a realização do projeto sem discussão pública.
“Tomei conhecimento da notícia, assim como toda a população, através dos jornais, na sexta-feira de Carnaval. Presidi uma audiência pública na Câmara Municipal em 17 de março, com a participação de aproximadamente 150 pessoas e da secretária municipal de Serviços Públicos, Trânsito e Transportes. Os moradores do Centro ficaram revoltados com a explanação dela, não só pelos prejuízos que os viadutos trarão à região, mas também pela imposição do projeto, previsto para começar no segundo semestre deste ano”, conta o vereador.
José Ferreira de Carvalho concorda. Ele também participa do movimento e foi um dos primeiros a aderir ao abaixo-assinado. “A população precisa ser consultada e deve opinar sobre qualquer projeto que altere profundamente seu modo e qualidade de vida”, acredita. “A via se tornará área de prevaricação e dormitório de mendigos. Comércio e arrecadação pública cairão com isso. O elevado previsto teria proporções pequenas e não resolveria problema algum no tráfego caótico da cidade”.
Moradoras do Bairro de Fátima, Sandra Regina de Souza Araújo e Jacira Silva também aderiram ao movimento contra o Nit-Ponte. Para Sandra, a Prefeitura errou ao desviar o trânsito para o Bairro de Fátima e agora busca uma solução pior ainda. Jacira disse que já está na hora de a Prefeitura fazer projetos em conjunto com a população. “Nunca somos ouvidos, apenas informados. Se nos deixassem falar, veriam as besteiras que cometem contra a população com projetos sem pé nem cabeça.” José Carlos Braga, síndico de um prédio na Rua Dr. Celestino disse que está bastante preocupado com as conseqüências desastrosas de um viaduto no Centro: “Num momento em que estamos fazendo várias obras no prédio, tornando-o funcional e moderno e, consequentemente, valorizando o imóvel, surge este projeto que pode nos trazer grandes prejuízos”.
Zaff enfatiza que o “Nit-Ponte só trará transtornos para o trânsito, prejuízo para o meio ambiente e desconforto para moradores e comerciantes devido à poluição sonora e visual, além de criar um perfil estético desagradável. Também causará problemas sociais, servindo de abrigo para moradores de rua e favorecendo a insegurança e a violência por ser um local ermo e fácil para esconderijo. Niterói precisa de soluções práticas e arrojadas que visem o futuro e não paliativos. Devemos pensar no transporte coletivo de qualidade para desatar o trânsito”, acredita Zaff.
O vereador sugere o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e a ligação aquaviária, com lanchas saindo da Região Oceânica para a Estação Araribóia, no Centro. “Assim, a cidade não terá tantos carros nas ruas. Viadutos e elevados não deram certo em cidades vizinhas como Rio e São Gonçalo. Não desafogaram o trânsito e ainda degradaram os espaços onde foram construídos. Vias periféricas como as ruas Marechal Deodoro, São Lourenço, São João, Coronel Gomes Machado e Indígena, entre outras, sofrerão as conseqüências do impacto negativo com a construção dos elevados”, alerta ele.
Em novembro de 2007, o vereador ZAFF apresentou duas emendas ao Orçamento. Uma, solicitando estudos para a implantação de VLT ligando Maria Paula e Badu ao Terminal João Goulart, via Alameda, e Região Oceânica ao Terminal João Goulart, via São Francisco e Avenida Roberto Silveira. A outra pedindo também estudos para o transporte aquaviário, criando estações para lanchas na Região Oceânica e em Icaraí, para propiciar transportes de passageiros por via marítima.

O Nit-Ponte foi elaborado pela Prefeitura com o objetivo de acabar com engarrafamentos na saída da Ponte Rio-Niterói. Consiste em quatro grandes obras, entre elas o prolongamento do acesso da Ponte à Avenida Jansen de Melo, no Centro, até a Marquês de Paraná após o cruzamento com a Rua Marechal Deodoro, evitando que os carros parem no semáforo hoje existente no local.
Também deverá ser construído um segundo viaduto na Marquês de Paraná, sobre o cruzamento com a Avenida Amaral Peixoto. Os semáforos seriam extintos, liberando o fluxo da Ponte para Icaraí e da Zona Sul para o Centro. O projeto prevê ainda um mergulhão na Praça Renascença e outro na Avenida Feliciano Sodré, sentido Ponte. Este último deverá ser usado no futuro pelos trens da Linha 3 do Metrô.