Zaf homenageia defensora pública

Zaff, Teresa Leão e Francisco Messias, da Adperj

A Defensora Pública Estadual Teresa Maria Leão Alves Lopes, Titular da 4ª Vara Criminal da Comarca de Niterói, recebeu do vereador José Antonio Fernandez – ZAFF, a Medalha João Batista Petersen, maior condecoração niteroiense outorgada para quem se destaca no meio jurídico. A solenidade aconteceu dia 11 de junho, no Plenário da Câmara Municipal de Niterói.

Na mesa principal, além da homenageada e Zaff, estavam o 1º vice-presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Adperj), Francisco Messias Neto, e o defensor público e irmão de Teresa leão, Marcelo Leão Alves. Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, Zaff fez um breve discurso, ressaltando a trajetória da homenageada na Defensoria Pública e seu meritório currículo na área do Direito.

– O defensor público luta em um mundo desigual por aqueles mais fragilizados, trabalhando como um agente de transformação social. É mais fácil viver em um mundo particular do que ter de encarar todos os dias os dramas dos que sofrem pela falta de acesso à saúde, dos super endividados, daqueles que são vítimas de estelionato por falta de instrução, dos marginalizados, dos carentes, enfim: daqueles que têm fome de justiça. E por este trabalho incansável, e muitas das vezes anônimo, com muita honra outorgo à Dra. Teresa Maria Leão Alves Lopes a Medalha João Batista Petersen, dircursou Zaff.

Fugindo do protocolo, Zaff destacou a figura da Teresa Leão de forma pessoal. “Fomos colegas de turma no Colégio Nossa Senhora das Mercês e criados no mesmo bairro, o Fonseca. Ali nasceu uma amizade que sobreviveu ao tempo e aos nossos afazeres. Portanto, este ato que aqui celebramos é, também, uma forma de reencontros e de lembranças de um passado recente repleto de camaradagem, respeito e carinho.

Em suas palavras de agradecimento, a defensora pública Teresa Leão falou de sua admiração pelo trabalho de Zaff no Legislativo niteroiense, fundamentalmente na sua luta por uma sociedade mais justa. Ressaltou que se sentia honrada com a homenagem, principalmente por se tratar de uma medalha que levava o nome de João Batista Petersen, cuja a vida como promotor de Justiça foi pautada pela luta pelo direitos humanos, a mesma filosofia empregada pelos defensores públicos.

– Quero oferecer esta medalha àqueles que nos ajudam a promover a cidadania, pois nossa missão é servir e fazer o melhor, concluiu Teresa Leão.