As obras por que passou a Praça Guadalajara, no Bairro Chic – Fonseca, não foram apenas para melhorar o visual da área de lazer. Zaf (PDT), autor da indicação legislativa que sugeriu as melhorias para o local, enfatizou que além do espaço ficar mais bonito, todas as alterações foram pensadas para que a praça, que estava em situação de abandono, passasse a ter funcionalidade e servisse aos moradores do entorno.
O pedetista explicou que após a implantação do “Projeto Gugu”, com ginástica gratuita para terceira idade na região, a própria comunidade passou a relatar as principais carências do bairro. Uma das constantes queixas era a situação precária em que se encontrava a única área de lazer. O chão de terra batida, bancos e brinquedos quebrados, porcos e grande acúmulo de lixo eram os pontos mais citados tanto pelos praticantes da ginástica, quanto por representantes da Associação de Moradores do Bairro Chic (Amobac).
Para sanar as demandas, Zaf iniciou a empreitada para a reforma completa do local. Passado quase um ano, na terça-feira desta semana, o último item das mudanças propostas por Zaf foi colocado na Guadalajara: uma aparelhagem de ginástica moderna que chegou para substituir o mobiliário obsoleto que fazia parte da paisagem. O lugar conta agora com quadra poliesportiva, novos brinquedos, coreto e área de convivência com mesas e bancos reformados. “Além disso, toda a vegetação do entorno foi podada ou realocada”, revelou Zaf.
Nascido e criado no Fonseca, Zaff disse que a finalização do projeto valorizou o bairro. “Agora terra batida e porcos fazem parte do passado. Entretanto, temos uma nova etapa para vencer; a manutenção da praça. Creio que ninguém melhor do que os próprios usuários para mantê-la como está. Seria uma pena ver que o trabalho foi perdido, declarou ele, destacando que alguns dos novos mobiliários urbanos já sofreram com o vandalismo.
Matéria publicada originalmente em 2011