A retirada dos animais da Fundação Jardim Zoológico de Niterói (Zoonit) pode não ser o ponto final da história. Após uma semana intensa de reuniões – uma com o Superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Adilson Gil, e outras duas com o Prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, foi criada uma comissão de acompanhamento para tirar o tradicional Mini-Zoo da crise.
O vereador Zaff, integrante da comissão, explica que a proposta é pela manutenção e reestruturação do local. Na tarde de hoje, os envolvidos no projeto estiveram no zoológico avaliando as alternativas para que o mais breve possível o lugar volte a abrir às portas ao público. De acordo com Zaff, na primeira etapa será feito todo o mapeamento das instalações e levantamento patrimonial .
– Vamos elaborar um projeto detalhado. Nele constará todas as adequações necessárias para que esteja de acordo com às normativas do Ibama.O segundo passo é submeter o estudo ao superintendente do órgão para aprovação e só então determinar qual será o perfil do mini-zoo, ou seja, qual seriam os animais que a cidade poderia abrigar.
Zaff frisou que após tudo ser posto em prática nada impede que animais que já faziam parte do plantel original, como o chimpanzé Jimmy, sejam trazidos novamente. Além de Zaff, também participaram da vistoria os vereadores Carlos Magaldi e Vitor Junior , e os técnicos cedidos pela Prefeitura, José Maria Queiroz Maia, que é paisagista, responsável pelo setor de Parques e Jardins, e Ricardo Meca, assessor da Empresa Municipal de Moradia Urbanização e Saneamento (Emusa), entre outras autoridades envolvidas na adequação do zoológico da cidade.