Escoteiros homenageados no Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente não passou em branco na Câmara Municipal de Niterói. Graças à iniciativa de José Antonio Fernandez, Zaff, o plenário da CMN foi palco de homenagens e discursos destacando a questão ambiental em Niterói, seus problemas e soluções.

Com a presença de adultos e crianças, a maioria escoteiros, a solenidade no plenário da Câmara teve como objetivo a entrega do Título Ecologia e Ambientalismo ao 49º Grupo Escoteiro Professor João Brazil (Sediado no Horto do Fonseca).

Na mesa principal estavam Zaff, Luiz Carlos Monteiro, Nilton Leandro Di Motta e Renata da Silva Oliveira, esses dirigentes do 49º Grupo Escoteiro Professor João Brazil. Ao abrir a solenidade, Zaff lamentou as raras manifestações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente:

– Pena que um dia como este, de suma importância para discutir ideias e enaltecer a questão ambiental, existam apenas eventos pontuais na cidade. No ano passado, quando eu era presidente da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade da Câmara, promovi a Semana do Meio Ambiente, que abrangeu todas as formas de conscientização e aprendizado para  a população. Foram sete dias de palestras, concurso de redação para estudantes, exposição de material reciclável, distribuição de cartilhas como forma de educação ambiental e entrega do Título de Ecologia e Ambientalismo, que foi criado na Câmara Municipal de Niterói através de um projeto de minha autoria.

Ainda segundo Zaff, o meio ambiente também era privilegiado quando de sua passagem como Secretário Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, de janeiro de 2009 a dezembro de 2010:

– Foram inúmeras atividades o ano todo. Desde o Dia Estadual de Limpeza de Rios, em janeiro, passando pelo Dia da Árvore, Dia Mundial da Água, Dia Mundial de Limpeza de Praias, Semana do Meio Ambiente (Dia Mundial), além de equipes de educação ambiental que visitavam escolas e clubes e faziam palestras semanais no Parque das Águas, mostrando a importância da reciclagem e do reaproveitamento do lixo ou resíduo. Com isso, mobilizávamos todas as equipes da secretaria, atingindo, ao final do ano milhares de pessoas. Não devemos nunca deixar passar em branco qualquer oportunidade de discutir e criar projetos que melhorem nosso meio ambiente. É através da conscientização que poderemos fazer um mundo melhor. Um exemplo marcante para o que estou falando é ver todos os dias o pessoal da Clin limpando as areias da Praia de Icaraí. São retirados canudinhos de plástico, guimbas de cigarro, garrafas pet, latinhas de cerveja e refrigerante, papéis, entre outros. Tudo é jogado ali por pessoas que freqüentam a praia. O cidadão precisa ser conscientizado dos malefícios causados por este lixo, que contamina a água e envenena a fauna marinha.

Em seguida, Zaff enalteceu o 49º Grupo Escoteiro Professor João Brazil, entidade parceira em todos os eventos que realizou em prol do meio ambiente:

– O 49º Grupo Escoteiro Professor João Brazil é uma unidade que se destaca há anos no Município de Niterói pelas ações diversas pelo desenvolvimento da Consciência Ecológica, através da Educação Ambiental.         Unidade mais antiga de Niterói, o 49º Grupo Escoteiro Professor João Brazil foi fundado em 22 de Novembro de 1925, no antigo e saudoso Colégio Brasil. É uma entidade não governamental que trabalha há anos a favor da natureza, do meio ambiente, da conservação ambiental e dos interesses ecológicos.

Zaff destacou algumas das ações do grupo como mutirões de limpeza no Jardim Botânico de Niterói, com retirada anualmente de 400 quilos de lixo;varredura Ecológica e limpeza da Praia de Itacoatiara junto a órgãos Públicos em defesa ambiental da Vegetação de Restinga, retirada de lixo de locais como Parque da Cidade e Serra da Tiririca e  destruição imediata de armadilhas para animais, limpeza da Praia de Icaraí no Dia Mundial de Limpeza de Praias, Retirada de lixo; Plantio de mudas e recuperação de Mata nativa do Morro da Armação na Ponta da Areia no período 1990 a 1993, o que possibilitou a eliminar a queimada da mata atlântica no local, único Grupo Escoteiro de Niterói e única Entidade do nosso Município com Certificado Internacional de participação da ECO-92 como Responsável pela Guarda da Árvore da Vida emitido pela UNO – Unesco. Por todo este trabalho voltado para a qualidade ambiental e o desenvolvimento sustentável de Niterói, com muita honra outorgo ao 49º Grupo Escoteiro Professor João Brazil o Título de Ecologia e Ambientalismo.

Convidado para receber o título, Luiz Carlos Monteiro, Diretor-presidente do 49º Grupo Escoteiro Professor João Brazil enalteceu o trabalho de Zaff na Secretaria Municipal de Meio ambiente e Recursos Hídricos e na Câmara de Vereadores de Niterói, agradecendo, emocionado a homenagem:

– Somos um grupo que possui vários títulos e honrarias, inclusive um internacional que é o Certificado Internacional de participação da ECO-92 como Responsável pela Guarda da Árvore da Vida emitido pela UNO-Unesco. Mas nunca tivemos o reconhecimento dentro de nossa cidade. E este resgate tinha que partir do vereador Zaff, pois ele conhece não só os problemas ambientais da cidade, como aqueles que lutam por um meio ambiente melhor. Esse reconhecimento de Zaff ao nosso trabalho não só emociona como motiva ainda mais o 49º Grupo Escoteiro Professor João Brazil a continuar sua missão. O escotismo se sente orgulhoso com esta homenagem e o Título de Ecologia e Ambientalismo que ora recebemos de Zaff, que ficará exposto no espaço mais nobre de nossa sede.