Na última reunião da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (Comarhs) da Câmara Municipal de Niterói, sob a presidência do vereador José Antonio Fernandez, o Zaff (PDT), a boa notícia foi a de que o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos está bem adiantado em Niterói, tanto na escolha do local onde será instalado o aterro sanitário, como os artigos pertinentes ao projeto.
Como o vereador Zaff deixará a Câmara no final de março, devido ao retorno de Edgar Folly, titular do mandato, a reunião da Comarhs serviu para concluir a discussão sobre o destino dos resíduos sólidos e fazer um resumo das atividades da comissão desde janeiro de 2011 até agora. Com o salão plenário tomado por representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria municipal de Educação, Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Rio de Janeiro (Ademi), grupos de escoteiros, catadores de lixo, a reunião foi aberta pelo vereador Zaff, que convidou o engenheiro da Clin, Marcelo Figueiredo, para falar sobre o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos no município.
Marcelo Figueiredo destacou que o projeto, que começou na gestão de Zaff à frente da Secretaria municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, está bastante avançado quanto às questões legais, pois deve obedecer o que determina a Lei Federal 12.305/2010, que institui a política nacional de resíduos sólidos e obriga os municípios a se adequarem à este legislação até 2014.
Ainda segundo Marcelo Figueiredo, o novo aterro sanitário de Niterói será no Jardim Paulista, no Caramujo, numa área de 70 mil metros quadrados. Para isso, o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Inea) já liberou a Licença de Instalação e até o final deste semestre concederá a Licença Prévia. Enquanto isso, uma equipe conclui o projeto do Plano Municipal de Resíduos Sólidos de Niterói. Neste documento são envolvidos todos órgãos governamentais e não governamentais, empresas e a sociedade em geral. Depois de pronto, o projeto será discutido em audiências públicas para, depois, ser levado ao prefeito. A intenção é envolver todos os agentes sociais, econômicos e políticos neste projeto.
Finalizando a reunião, Zaff se comprometeu a continuar colaborando com a equipe que está preparando o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, já que esteve sempre presente nas discussões desta matéria, desde que era secretário municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade. O vereador fez um balanço de sua gestão à frente da Comarhs, mostrando fotos de vários eventos no data-show, como Semana do Meio Ambiente, oficinas de reciclagem, palestras ambientais para estudantes, Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, visitas técnicas em locais com possíveis crimes ambientais, Semana de Tecnologia, Agenda 21.